terça-feira, 16 de novembro de 2010

Plínio de Arruda: O Mkt Político na Internet

Trabalho apresentado em um blog na internet para a disciplina de Fundamentos de Multimídia, sob orientação dos professores Horácio Rangel e Wendell Brito. Nesse trabalho, foi analisada a campanha do candidato a presidência Plínio de Arruda em suas ações de marketing nas redes sociais.


 
O Mkt Político na Internet

Na guerra da eleição, a internet é uma importante aliada estratégica para as equipes de comunicação que trabalham com políticos.
Como o custo publicitário da TV é alto, atingir milhões de pessoas com impacto e frequência demanda altos valores. Com verbas pequenas e exigência constante de novidades, os publicitários buscam novas mídias, fora das tradicionais − TV, rádio, revista, jornal, outdoor, painéis −, que as pessoas estão costumadas a ver diariamente e muitas vezes nem prestam atenção.
O marketing político tem muito a ganhar com a internet. Sites de candidatos podem ser bem feitos e expor a história, o posicionamento, os planos e metas de candidatos. Atuando com ética e dentro das normas, podem convidar pessoas que apóiam o partido e abrir um canal para receber mensagens dos eleitores e promover debates. Em época de campanha, pode ser fundamental o candidato ter um canal para usar para falar com seus eleitores e a imprensa.
O grande diferencial da internet é que as pessoas estão na frente do computador cerca de 40 a 50 horas por semana e o horário nobre vai de 10h às 23h. Os brasileiros são recordistas mundiais em horas navegadas, 17h em média por mês. E os sites de relacionamentos estão ganhando cada vez mais espaço. Através de sistemas de análise de audiência, é possível criar campanhas focadas para o seu público–alvo, com grau baixo de dispersão.

            

Presença Online e Estar na Internet

No marketing político é preciso se posicionar bem na rede. Para isso é preciso analisar com cuidado a diferença entre “Presença Online” e “Estar na Internet”.
“Presença online” é o candidato ouvir o que as pessoas pensam sobre ele e sua campanha, é saber quem fala e o que falam sobre sua candidatura na internet. É responder o eleitor e dar satisfações a toda a comunidade do seu partido, admitindo erros e percebendo o efeito dos sucessos. É usar novas ferramentas, incorporar no dicionário palavras como twittar, blogar, e orkutar. Presença online é mais que apenas ”estar na internet”.
“Estar na internet” é o que a maioria das empresas faz no meio virtual hoje. É quando falta visão estratégica e conhecimento das dinâmicas da internet. “Estar na internet” é aquele sitezinho que a empresa faz, com um menu contendo: Sobre, Quem somos, História e um formulário de contato que não aponta pra lugar nenhum, porquê ninguém na empresa checa os emails mesmo.

                           
Plínio de Arruda na Web 2.0

Plínio de Arruda tentou ir além de somente “estar na Internet”. Na dúvida entre qual ferramenta da rede disponível pra usar, optou por se arriscar em todas. E nessa ânsia de estar online, o candidato não soube aproveitar o melhor das redes sociais e ferramentas. Algumas delas, como o Facebook, são mal utilizadas para a integração com o eleitorado e outras, como o Youtube, fazem uma excelente divulgação, mas não retorna ao feedback do público.
Entretanto, a assessoria do presidenciável optou por estabelecer sua presença online nas redes sociais mais populares. O Twitter, que ganhou grande notoriedade para assuntos políticos, é bem trabalhado e conseguiu fortalecer sua imagem diante dos seguidores. Além disso, pelo Twitter, Plínio ganhou muita expressão com participação em debates com virtuais.

     

O site oficial do candidato também supera as expectativas, e apresenta vários recursos para a participação e interatividade dos eleitores.
Pode-se concluir que o candidato Plínio Arruda esforçou-se para se destacar nas novas mídias, mas ainda falta muito trabalho a ser desenvolvido. As assessorias de comunicação, não só de políticos, mas de empresas, precisam estudar e entender cada vez mais esse mercado em expansão e acordar para o futuro da comunicação: a Web 2.0.

Referências: Mídias Sociais Blog
                      Blog Webinsider
                      Widgy.net

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