quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Estratégias de Marketing na Construção Civil

Trabalho apresentado à disciplina de Planejamento Estratégico de Marketing, sob a orientação da professora Ana Gabriela Ribeiro. Foi solicitado a turma que selecionasse um setor da economia e elaborasse uma análise sobre as estratégias de marketing aplicáveis ao setor, levando em conta a concorrência e o mercado na região.

Estratégias de Marketing
Construção Civil

Mercado Imobiliário
Com um mercado em expansão devido a ações do Governo, a construção civil é um grande alavancador da economia.
            No Norte de Minas não é diferente do resto do país, novas construtoras surgem para competir com quem já está no mercado e as empresas já consolidadas buscam novos nichos procurando aproveitar o capital disponibilizado pela CEF para quem busca comprar imóveis populares.


Empresas
Strutural
Líder de mercado, atualmente perde mercado para concorrentes mas concentra seus esforços em imóveis de padrão mais elevado.
 – imóveis acima de R$300.000,00

Vanguarda
Empresa de  renome, sempre atuante no mercado de alto padrão
hoje busca oportunidade no mercado popular, aproveitando os
projetos habitacionais do Governo Federal
 – imóveis de R$95.000,00 até R$300.000,00

Mistral
Empresa iniciante busca mercado tanto no alto padrão
quanto em imóveis populares
– imóveis de R$95.000,00 até R$300.000,00

Empresa Escolhida
            A Construtora Vanguarda foi fundada em 2003, focando seu trabalho em incorporação imobiliária para investidores da classe A e B. 


            O renome foi emprestado do proprietário que atua no ramo desde 1970, sendo um dos principais construtores da região.
            A Vanguarda assume hoje a segunda posição no mercado atrás da Construtora Strutural e sendo seguida de perto pela Construtora Mistral.
            A escolha da Vanguarda veio pelo potencial de crescimento que a empresa apresenta com investimentos em publicidade em meios de massa.

Público-alvo: Classes C e B que busquem casa própria via financiamento da CEF e classe A e B, investidores para imóveis na planta.

Concorrência: Mistral e Strutural

Produtos e serviços: Imóveis de R$95.000,00 a R$300.000,00

Atendimento: Estruturando departamento com corretores credenciados, peca em pós venda.
Preço: dentro do mercado, mantendo margem de lucro, sem especular com o mercado.

Ponto de venda: Venda direta, sem ponto de venda.

Promoção: jornal, faixas, mailing de clientes e venda direta

Estratégia
            A Vanguarda buscou a modificação do produto para se adequar ao crescente nicho de mercado gerado por programas habitacionais do Governo Federal, construindo imóveis de custo mais baixo buscando novos consumidores, e aproveitando do renome em qualidade que conseguiu com produtos de valor mais elevados.
            Com uma estratégia ofensiva ela ataca seu principal concorrente (Construtora Mistral) fazendo uso do seu renome e tempo de mercado. E ainda ataca o líder (Strutural) focando na qualidade dos empreendimentos, principalmente no que tange acabamento.

Plano de divulgação
             A Vanguarda poderia aumentar a velocidade de venda de seus imóveis usando mídia televisiva com um custo relativo baixo, focando em qualidade de produção e pulverização de veiculação, direcionando para o público B e C, que é o foco do mercado atual.
            Esse aumento em velocidade de venda, faria com que o capital de giro da empresa aumentasse o que consequentemente faria com que a rapidez na entrega e volume de construção aumentasse, tendo assim um maior aproveitamento do bom momento que o mercado imobiliário passa.

1 comentários:

StevenHWicker disse...

Hello, an amazing Information dude. Thanks for sharing this nice information with us. Marketing na Construção Civil

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