terça-feira, 16 de novembro de 2010

Plano de Mídia INTER TV: Informações Básicas


Primeira etapa do plano de mídia proposto para a disciplina de Planejamento de Mídia, sob a orientação do professor Wendell Brito. O tema da campanha é os 30 anos da INTERTV,  conteúdo proposto para o Projeto Multidisciplinar 2010.

Plano de Mídia
INTER TV
Produto

A Rede Intertv é uma rede de emissoras de televisão brasileiras afiliadas à Rede Globo em três estados, Rio de Janeiro com a INTERTV Serra+Mar (Nova Friburgo), INTERTV Alto Litoral (Cabo Frio) e INTERTV Planície (Campos dos Goytacazes); Minas Gerais com INTERTV Grande Minas (Montes Claros) e INTERTV dos Vales (Coronel Fabriciano) e por último, Rio Grande do Norte com INTERTV Cabugi (Natal).

Em 2003, as emissoras TV Alto Litoral, TV Serra+Mar, TV Grande Minas, se uniram para formar a Rede INTERTV. Antes disso, as emissoras eram "independentes", ou seja, não formavam uma rede regional. Em 2004 foi adquirida a TV Planície, que era retransmissora do SBT. Em 2005 a TV Cabugi, também se uniu a Rede INTERTV. Em 2008 foi a vez da TV dos Vales, fazer parte da rede. Em 2009 entrou no ar o site da emissora: http://in360.globo.com/
A INTERTV Grande Minas cobre a região Norte, parte da Noroeste, Central e dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri de Minas Gerais. Opera no canal 4 VHF, em sua cidade sede, Montes Claros/MG.
A INTERTV Grande Minas trabalha com o formato Globo e cobre 294 cidades de Minas Gerais. Este ano, Montes Claros completa 30 anos de TV, enquanto a Globo completa 45 anos em 60 de televisão no Brasil. Em Montes Claros, a INTERTV tem suporte do jornalismo e marketing/comercial. Em comemoração aos 30 anos, será produzido um documentário nos próximos meses, paralela às outras comemorações da emissora. Em 1987, a TV Montes Claros deixou de ser Bandeirantes para se tornar Globo. Ela teve três nomes ao longo de sua história, TV Montes Claros, TV Grande Minas e INTERTV Grande Minas. 


A INTERTV Grande Minas tem setores de comercial e marketing, administrativo, jornalismo, operacional e engenharia, cada um dos seus setores trabalha individualmente. Montes Claros tem cinco executivos, sendo um em Teófilo Otoni que é a filial da rede montesclarense.
No quesito da publicidade, o mesmo poder de divulgação que o Itaú ou a Brahma recebem, é o mesmo para a Drogaria Minas-Brasil, Minas-Peças ou uma loja de informática que está sendo inaugurada. Todos os anunciantes seguem o preço de tabela de acordo com o Índice de Preço ao Consumidor de cada região. Cada anunciante tem a possibilidade de atingir o público desejado, seja criança, jovem, adulto ou uma pessoa da melhor idade.
O INTERTV Rural (antigo SM Rural) é um programa apresentado pela Rede INTERTV aos domingos. Trazendo novidades do agronegócio e da agricultura nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Norte. Muitas vezes suas reportagens são passadas no Globo Rural, as reportagens são relevantes e mostram o problema da região, seca e inovações no campo.


O MGTV é um telejornal brasileiro exibido pela TV Globo Minas e TV Integração Uberlândia e por suas afiliadas no estado de Minas Gerais. É exibido em duas edições, nos horários destinados a programação local, chamados pela Rede Globo de Praça TV. O telejornal surgiu em 1983 no horário do meio-dia e às sete da noite (Até então o telejornal local das 7 da noite era chamado de "Jornal das Sete"). Nas cidades de Montes Claros, Governador Valadares/Coronel Fabriciano e Varginha, há produção de jornais locais também, porém com nomes diferentes.

Situação do Mercado

Como diferencial competitivo no mercado, a comunicação é hoje uma das peças-chave para que a população ande em sintonia com as transformações, para isso, um dos meios mais rápidos, eficientes é a TV. Se a compararmos com outros meios utilizados, a TV se destaca em vários aspectos: sua área de abrangência/cobertura, público-alvo (maior flexibilidade de segmentação), maior relação custo x benefício, e principalmente, uma comprovação de seus índices de audiência que garantem ao investidor maior eficácia na divulgação de sua marca.
Aliando som, imagem, cor, movimento e emoção, a TV possui uma capacidade insuperável de demonstrar um produto – sua embalagem, sua utilização e suas feições. Reunindo, em torno de si, todas as qualidades presentes em outros meios, a TV tem a capacidade de estabelecer um elo emocional com o consumidor e motivar a compra por impulso.
Líder absoluta em audiência na região do norte de Minas, a INTERTV cobre 171 municípios, o que corresponde a 42% da área do estado, atingindo mais de 2,5 milhões de telespectadores em potencial.
A TV é um dos meios de comunicação mais usual, presentes em mais de 95% dos lares brasileiros (em 2009), mais de 58 milhões de domicílios com TV, e cerca de 390 mil habitantes.
Mesmo com a entrada da internet e a TV fechada que retém cerca de 15% do mercado, a TV aberta continua sendo o principal veículo de comunicação em termos de impacto e de transmissão de mensagem para o expectador (público final), as campanhas de “responsabilidade social” (Solidariedade a gente vê por aqui) são projetos apoiados constantemente, desde que respeitem as normas da rede Globo, atualmente o Eventual, apresentado por Suzana Siega é um programa com base nesse parâmetro.
Analisando o mercado comercial, destaca-se que a INTERTV Grande Minas têm mais retorno do que outros meios ou outros canais concorrentes, uma vez que a rede se destaca por ter transmissão local, possibilitando ao anunciante atingir seu público de forma direta, respeitando sua identidade.
Os principais objetivos da emissora são informar, entreter e oferecer serviços e produtos de qualidade, procurando atender sempre às necessidades de clientes, telespectadores e colaboradores, como também contribuir para o desenvolvimento das diferentes regiões onde atua.
E o pioneirismo da emissora é reconhecido pelos que prestigiam a InterTV com a audiência que cresce a cada dia.
O investimento publicitário no Brasil cresceu 4% em 2009, segundo dados do Projeto Inter-Meios divulgados no final de março. Os investimentos em TV cresceram 7,6%, chegando a R$ 13,5 bilhões e 60,9% de participação no bolo publicitário.

Concorrência

A INTERTV concorre diretamente com as outras redes de televisão aberta com sinal na região, como a Band Minas, TV Alterosa, TV Geraes, Record Minas, etc.
Com exceção da TV Geraes, todas as concorrentes tem seu conteúdo voltado para todo o estado de Minas Gerais, uma vez que seus pólos operam em Belo Horizonte. O que difere a INTERTV, que busca cada vez mais uma identidade com o Norte de Minas.
Considerando as TVs fechadas, o Canal 20 também pode ser considerado um concorrente direto, pois atinge uma importante parcela do público-alvo da INTERTV.
Como concorrentes indiretos, pode-se destacar as mídias exteriores como outdoor, busdoor, carro-volante, panfletagem, etc., além das emissoras de rádio da cidade e região.

Público-alvo

Entende-se por público-alvo o direcionamento de marketing de um produto/serviço para um determinado grupo de pessoas.
No caso da INTERTV, o foco comercial é voltado para anunciantes da região, empresários, agências de publicidade, produtoras e também os telespectadores em geral.
No intuito de dissipar a idéia de que os anúncios feitos na InterTV Grande Minas têm mais resposta do que em outros meios ou outros canais, a rede se destaca por  ter transmissão local possibilitando ao anunciante atingir seu público através do canal de TV mais assistido na cidade de Montes Claros. Assim, não há por que anunciar em uma TV que opera em Belo Horizonte e que não cria uma identidade com a região.
Dessa população empreendedora mais próxima de Montes Claros, que está localizada onde o sinal da INTERTV Grande Minas alcança, encontram-se os clientes da rede.
O conteúdo da INTERTV é voltado a todas as classes e gêneros, de todas as faixas etárias. Já o setor comercial tem seu foco direcionado para anunciantes de classes A, B e C, em sua maioria homens, com mais de 30 anos.

Objetivo de Marketing

Aumentar a visibilidades da marca INTERTV, visando a importância de se anunciar em TV, aumentando cada vez mais o  numero de anunciantes (clientes), e atingindo todas as classes desde os pequenas até as grandes empresas da região. Assim, preencher todas as cotas disponíveis para anunciar regionalmente.

Estratégias de Marketing

Atualmente a estratégia de marketing adotada pela INTERTV para captação de clientes e a venda direta faz uso de uma equipe de executivos que visitam e acompanham clientes separados por segmentos.
Além das visitas diretas aos clientes, ainda há um estreitamento em relação a agências de publicidade e produtoras de vídeo que funcionam como captadores de clientes.
Por ser o veículo televisivo mais procurado por anunciantes da região, a INTERTV não trabalha de modo ostensivo a divulgação dos seus produtos.
Considerando a execução de projetos, A INTERTV procura trabalhar com sua oportunidade comercial. Ao longo de sua história, tem promovido eventos como a Copa INTER TV de FUTSAL, Vaquejada, Team Penning, Viola dos Gerais, apoiando estas iniciativas em parceria. Estes projetos são oferecidos às empresas, tendo como retorno destacar sua marca por meio de uma ação institucional.
Praça de Veiculação

A Praça de Veiculação será a cidade de Montes Claros e outras cidades da sua região de cobertura.

Período de Veiculação

O período de veiculação será de 30 dias, por se tratar de uma campanha específica para a comemoração dos 30 anos de atuação.

Verba disponível

Serão ao todo 60 mil reais de Verba disponível, sendo 45 mil reais para a mídia básica (veiculação em TV) e 15 mil reais para as mídias complementares e de apoio.

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