Trabalho apresentado à disciplina de Planejamento Estratégico de Marketing, sob a orientação da professora Ana Gabriela Ribeiro. Foi solicitado a turma que selecionasse um setor da economia e elaborasse uma análise sobre as estratégias de marketing aplicáveis ao setor, levando em conta a concorrência e o mercado na região.
Estratégias de Marketing
Construção Civil
Mercado Imobiliário
Com um mercado em expansão devido a ações do Governo, a construção civil é um grande alavancador da economia.
No Norte de Minas não é diferente do resto do país, novas construtoras surgem para competir com quem já está no mercado e as empresas já consolidadas buscam novos nichos procurando aproveitar o capital disponibilizado pela CEF para quem busca comprar imóveis populares.
Empresas
Strutural
Líder de mercado, atualmente perde mercado para concorrentes mas concentra seus esforços em imóveis de padrão mais elevado.
– imóveis acima de R$300.000,00
Vanguarda
Empresa de renome, sempre atuante no mercado de alto padrão
hoje busca oportunidade no mercado popular, aproveitando os
projetos habitacionais do Governo Federal
– imóveis de R$95.000,00 até R$300.000,00
Mistral
Empresa iniciante busca mercado tanto no alto padrão
quanto em imóveis populares
– imóveis de R$95.000,00 até R$300.000,00
Empresa Escolhida
A Construtora Vanguarda foi fundada em 2003, focando seu trabalho em incorporação imobiliária para investidores da classe A e B.
O renome foi emprestado do proprietário que atua no ramo desde 1970, sendo um dos principais construtores da região.
A Vanguarda assume hoje a segunda posição no mercado atrás da Construtora Strutural e sendo seguida de perto pela Construtora Mistral.
A escolha da Vanguarda veio pelo potencial de crescimento que a empresa apresenta com investimentos em publicidade em meios de massa.
Público-alvo: Classes C e B que busquem casa própria via financiamento da CEF e classe A e B, investidores para imóveis na planta.
Concorrência: Mistral e Strutural
Produtos e serviços: Imóveis de R$95.000,00 a R$300.000,00
Atendimento: Estruturando departamento com corretores credenciados, peca em pós venda.
Preço: dentro do mercado, mantendo margem de lucro, sem especular com o mercado.
Ponto de venda: Venda direta, sem ponto de venda.
Promoção: jornal, faixas, mailing de clientes e venda direta
Estratégia
A Vanguarda buscou a modificação do produto para se adequar ao crescente nicho de mercado gerado por programas habitacionais do Governo Federal, construindo imóveis de custo mais baixo buscando novos consumidores, e aproveitando do renome em qualidade que conseguiu com produtos de valor mais elevados.
Com uma estratégia ofensiva ela ataca seu principal concorrente (Construtora Mistral) fazendo uso do seu renome e tempo de mercado. E ainda ataca o líder (Strutural) focando na qualidade dos empreendimentos, principalmente no que tange acabamento.
Plano de divulgação
A Vanguarda poderia aumentar a velocidade de venda de seus imóveis usando mídia televisiva com um custo relativo baixo, focando em qualidade de produção e pulverização de veiculação, direcionando para o público B e C, que é o foco do mercado atual.
Esse aumento em velocidade de venda, faria com que o capital de giro da empresa aumentasse o que consequentemente faria com que a rapidez na entrega e volume de construção aumentasse, tendo assim um maior aproveitamento do bom momento que o mercado imobiliário passa.
1 comentários:
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